AME Santo André organiza 2ª SIPAT

Publicado em: 12/12/2013

O Ambulatório Médico de Especialidades de Santo André (AME) promoveu entre os dias 25 e 29 de novembro a segunda edição da SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho. Organizado pelo SESMT – Serviço Especializado em Medicina do Trabalho, o evento contou com palestras sobre “Perfurocortante e acidente biológico”, “Direção defensiva e primeiros socorros”, “Acidentes no escritório”, “Relacionamento interpessoal”, “Doenças sexualmente transmissíveis (DST)”, “Álcool e tabagismo”, “Orientação geral sobre equipamentos contra incêndio”, “Reaproveitamento de alimentos e qualidade de vida” e “Terapia do Riso, estresse e qualidade de vida”. Além disso, no horário de almoço, duas nutricionistas estiveram calculando o Índice de Massa Corpórea (IMC) dos colaboradores.

O evento teve por objetivo orientar os funcionários sobre a importância de evitar acidentes de trabalho e capacitar os colaboradores em busca da segurança proativa e a diminuição de riscos. “Para qualquer processo de desenvolvimento é necessário, acima de tudo, saber onde queremos ir e como fazer para chegar. Para isso, a comunicação é a principal ferramenta. É o método mais eficaz, mais prático e mais produtivo”, garante o técnico em Segurança do Trabalho do AME Santo André, Ronaldo Leão Militão, que acrescenta: “Contamos com funcionários qualificados, preparados para realizar eventos a SIPAT. Além disso, a cada nova gestão da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) realizamos novos treinamentos e mais funcionários se tornam agentes multiplicadores”.

Os membros da CIPA trabalham integrados no AME-SA e contam ainda apoio do SESMT. “Quanto mais qualificado o colaborador, melhor a qualidade do serviço prestado. Por essa razão, prezamos pela educação continuada e estimulamos o revezamento de colaboradores na CIPA. A ideia é ter sempre novos membros, para que ano a ano o AME tenha mais colaboradores qualificados”, finaliza Ronaldo Militão, que para organização da SIPAT 2013 contou com as parcerias do presidente, vice-presidente e do secretário da CIPA, respectivamente Julio Balero, Edson Donizeti Josefik e Vagner Mariano.

FUABC elege nova CIPA
A Fundação do ABC empossou em 22 de outubro os novos membros da CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes para a gestão 2014. O grupo conta com atuação de 8 membros, sendo 4 eleitos pelos em votação dos funcionários e 4 indicados pelo empregador.
A nova gestão terá como membros indicados pela FUABC: Letícia Alves Gomes (presidente), Jaqueline Michelle Sant’ana dos Santos (2ª secretária), Marilene Soares de Oliveira (suplente) e Camila Vilani (suplente). Organizada pelo Departamento de Engenharia de Segurança do Trabalho (SESMT) da Central de Convênios, a votação junto aos funcionários da Fundação do ABC, realizada em 19 de setembro, elegeu: Aquiles da Cruz (vice-presidente), Elson Nascimento Queiroz (1º secretário), Rodrigo Vasconcelos de Oliveira (suplente) e Lucas Lopes Scaravalli (suplente).

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes é regida pela Norma Regulamentadora Nº 5 da Portaria 3.214/78 do Ministério do Trabalho e Emprego. Tem como objetivo ser a ferramenta mais importante dos trabalhadores para tratar da prevenção de acidentes do trabalho, das condições do ambiente e de todos os aspectos que afetam a saúde e segurança do colaborador.