Anchieta inicia exames de endoscopia e colonoscopia

Publicado em: 07/03/2014

A fim de reduzir a espera por endoscopias e colonoscopias no município, o Hospital Anchieta de São Bernardo passou a oferecer os procedimentos de forma regular. Até então, os pacientes eram encaminhados para unidades do Governo do Estado na região. Com a estruturação do novo serviço, mais de 260 pessoas já foram beneficiadas.

Para a realização dos exames foram alugados dois aparelhos para as endoscopias e outros dois para as colonoscopias. Houve ainda necessidade de remanejar as equipes de saúde do Hospital e Pronto-Socorro Central, ajustar horários do centro cirúrgico, promover adequações em uma das salas do Anchieta e criar área de desinfecção de material.

As primeiras colonoscopias começaram em 16 de dezembro passado. Os pacientes que aguardavam pelo exame foram chamados para nova avaliação médica, priorizando os casos mais graves. Até 14 de fevereiro já haviam sido examinados 107 pacientes. A equipe de colonoscopia é formada por 11 médicos, que atuam em regime de revezamento, além de um enfermeiro e dois técnicos de enfermagem. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, no período da tarde, com capacidade média de cinco pacientes por dia. Usuários mais idosos permanecem internados por um dia para preparação para o exame, enquanto os demais podem fazer esse processo na própria residência.

Já as endoscopias digestivas altas começaram na primeira semana de janeiro, com equipe formada por quatro médicos, um enfermeiro e dois técnicos de enfermagem. Os exames são realizados de segunda a quinta-feira pela manhã. A capacidade de atendimento é de 10 pacientes por dia. Até 14 de fevereiro, 160 pacientes já haviam passado pelos exames.

A endoscopia é indicada para casos em que o médico desconfia de algum problema no trato gastrintestinal. O exame permite a visualização de lesões através de micro câmera, sendo os problemas mais frequentes as gastrites, úlceras, cânceres, sangramentos e pólipos.