Bertioga faz check-up de saúde e oficina nutricional pelo Dia Mundial do Diabetes

Publicado em: 20/12/2013

O Dia Mundial do Diabetes contou com atividades de orientação e prevenção organizadas pelo Hospital Bertioga – Fundação do ABC. Nos dias 13 e 14 de novembro, as equipes de Nutrição e Educação Permanente organizaram oficinas nutricionais, exposição de alimentos e check-up de saúde para colaboradores. As ações buscaram alertar e incentivar a alimentação saudável, assim como a importância dos cuidados com a saúde.

Em 9 de novembro também houve ginástica recreativa na praia, em parceria com o SESC Bertioga. Pela primeira vez, funcionários da saúde e amigos do hospital se reuniram para realizar atividade física na praia. Na oportunidade, todos que aderirem à campanha vestiram camiseta azul.

Já o check-up de saúde contou com medições de diabetes (glicemia) e pressão arterial, cálculo de Índice de Massa Corporal (IMC) e Relação Cintura Quadril (RCQ). Os dados obtidos serão comparados com índices de ação realizada em junho deste ano. A ideia é traçar perfil fisiológico dos colaboradores e propor estratégias em busca de melhorar a qualidade de vida e o bem estar dos profissionais.

A Oficina Nutricional contou com exposição de níveis de açúcar de alimentos industrializados e frutas, níveis de sódio e degustação de pães e bolos sem açúcar, preparados à base de farelo de aveia. As atividades ocorreram simultaneamente no auditório do hospital, das 14h30 às 16h, com participação de mais de 120 profissionais.

Palestra marca “Novembro Azul”
Depois do Outubro Rosa, que alertou mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, o “Novembro Azul” reservou série de atividades para chamar a atenção dos homens para o câncer de próstata. Entre os destaques, Hospital Bertioga e Secretaria de Saúde prepararam palestras dias 28 e 29, no auditório do hospital, sobre “Saúde dos homens e diagnóstico precoce do câncer de próstata”. O evento foi comandado pela enfermeira da Educação Permanente, Juliana Seraglia.