FMABC inaugura Residência Multiprofissional em Saúde

Publicado em: 07/03/2014

Áreas de Saúde do Idoso e Atenção ao Câncer contam com profissionais de enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e terapia ocupacional

 

A Faculdade de Medicina do ABC inaugura neste ano nova modalidade de ensino no campo da pós-graduação Lato Sensu. Trata-se do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde, que proporcionará treinamento prático em serviço durante dois anos a profissionais graduados nas áreas de enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e terapia ocupacional. Inicialmente os cursos contemplarão duas áreas de concentração: Saúde do Idoso, com 10 residentes, e Atenção ao Câncer, com 12.

As atividades tiveram início em 6 de março, com aula inaugural da professora regente de Saúde Coletiva da FMABC, Dra. Vania Barbosa Nascimento, seguida da apresentação da Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde da Faculdade de Medicina do ABC (COREMU) e dos programas de residência multiprofissional, além de visitas às unidades de prática da atenção básica.

Na manhã do dia 7, os novos residentes conheceram os cronogramas e atividades previstos para os próximos dois anos e participaram de encontro com o diretor da FMABC, Dr. Adilson Casemiro Pires, e com o coordenador da Pós-graduação, Dr. Caio Parente Barbosa, assim como com representantes das secretarias municipais de Saúde de Santo André, São Bernardo e São Caetano. As atividades acadêmicas começaram no mesmo dia, no período da tarde.

“A Atenção ao Câncer e a Saúde do Idoso foram definidas como primeiras áreas de concentração levando em consideração aspectos epidemiológicos de saúde do Grande ABC. São segmentos cuja demanda é muito grande na região. Pretendemos contribuir na qualificação da formação dos residentes, promovendo a interação multiprofissional e a integração dos trabalhos”, afirma a coordenadora da COREMU-FMABC e professora do curso de Enfermagem, Ana Maria Fiorano.

Segundo a docente, a residência multiprofissional focará o trabalho em equipe e a interdisciplinaridade: “Nossos alunos terão formação prática muito forte, com incentivo ao processo de tomada de decisões, assim como à promoção da saúde de forma crítica, reflexiva e humanizada. Nosso objetivo é integrar o ensino, a assistência e a comunidade, facilitando o diálogo com a população e aproximando os profissionais da realidade regional”, completa Fiorano.

 

Visão multiprofissional

O Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde da FMABC terá carga total de 5.760 horas, distribuídas 20% entre atividades teóricas e teórico-práticas e 80% em atividades práticas de formação em serviço. Em regime de dedicação exclusiva, os residentes atuarão em unidades assistenciais de atenção primária, secundária e terciária nos três municípios do ABC e receberão bolsa mensal do Ministério da Saúde no valor de R$ 2.976,26.

Neste primeiro ano de trabalho o foco será 100% na atenção básica. Os residentes de Saúde do Idoso atuarão na UBS (Unidade Básica de Saúde) Dr. Moyses Fucs, de Santo André, UBS Rudge Ramos, de São Bernardo, e na UBS Santa Paula, de São Caetano. Já os alunos de Atenção ao Câncer estarão distribuídos, respectivamente, no Centro de Saúde-Escola do Parque Capuava, UBS Farina e Centro Policlínico Gentil Rstom. “O segundo ano de residência será destinado à especialização na atenção secundária e terciária. Os locais de atuação prática ainda não estão completamente definidos, mas estudamos as possibilidades de trabalho em unidades-referência da região, como o Hospital Estadual Mário Covas e o Hospital Anchieta, por exemplo”, adianta a coordenadora da COREMU, Ana Maria Fiorano.

Além da integração entre as 5 áreas que compõem a residência multiprofissional, outro objetivo do programa será promover a interação com os médicos residentes da FMABC em busca de aperfeiçoar, aproximar e humanizar o atendimento aos pacientes da região. “Também planejamos ampliar o programa tanto em número de residentes quanto em áreas de concentração. Assim que consolidarmos a Saúde do Idoso e a Atenção ao Câncer, pretendemos implantar outras especializações que venham ao encontro das demandas regionais. Saúde da Mulher e Saúde Mental estão entre as possíveis candidatas”, projeta Fiorano.