Hospital Bertioga reduz em 36% custos com água e energia

Publicado em: 11/10/2013

Há 6 meses o Hospital Bertioga – FUABC tem trabalhado em parceria com a empresa W- Energy Consultoria, Gestão e Tecnologia – especializada em redução de custos de água e energia – e tem marcado muitos pontos positivos em sustentabilidade. Os resultados obtidos em programas de monitoramento de vazamentos de água e gerenciamento de energia foram apresentados recentemente à equipe do hospital. “A média de economia de água está em 36% ao mês, o que representa R$ 7.000,00 a menos na conta de água”, calcula o consultor de gestão e tecnologia da W-Energy, Wagner Cunha Carvalho.

Segundo o superintende do Hospital Bertioga, Rogério Anhon Bigas, as adequações devem ser incorporadas pelos colaboradores a fim de evitar desperdícios e valorizar o consumo responsável no local de trabalho. “É fundamental sensibilizar todos os colaboradores para tenham essa consciência e apliquem no dia a dia. São economias que representam mais investimentos no hospital”, exemplifica.

Para alcançar os resultados foram instalados arejadores ecológicos em todas as torneiras, reguladores de vazão nos chuveiros, além de caixas de descargas acopladas, que receberam mecanismo de duplo acionamento. “As descargas contam com dois níveis de água. É possível escolher um que libera 3 litros e com 6 litros”, detalha Wagner Carvalho.

Entre os programas de redução de água está o caça vazamentos. Trata-se de equipamento eletrônico que localiza a vazão no ponto exato, sem necessidade de quebrar pisos e paredes. “Encontramos um vazamento no hospital que representava 4% do valor da conta de água”, conta o consultor da W-Energy.

Entre os projetos para a economia de energia está a instalação de um gerenciador com monitoramento via internet. O objetivo é saber quando faltou e voltou energia e se algum equipamento está apresentando variações no consumo. “Essas informações são enviadas via SMS no celular e por e-mail. Dessa forma, o hospital pode fazer a manutenção e correção de qualquer problema. Além disso, o gerenciador também calcula o valor a ser pago à concessionária até cinco dias antes da data de vencimento da conta”, explica Wagner.

Parceria com custo zero
A parceria com a empresa W-Energy teve início na metade do ano via Fundação do ABC e visa a redução do consumo de água e energia em todas as unidades gerenciadas. O contrato firmado é de 5 anos, sem necessidade de investimento pela FUABC. O trabalho da W-Energy é pago de acordo com os resultados. “Estamos muito satisfeitos em implantar proposta sustentável na Fundação do ABC, com impacto importante na preservação ambiental e sem onerar a instituição. A W-Energy recebe 50% do total economizado, o que significa redução de consumo e de gastos para a FUABC”, explica a coordenadora do programa Fundação Sustentável da FUABC, Juliana Pinesi Russo, que acompanhada pelas colaboradoras Cristina Passaretti e Maristela Favani, visitou entre abril e maio deste ano todas unidades mantidas pela Fundação do ABC para explicar em detalhes o projeto.

As primeiras unidades a receber equipamentos, adequações e orientações foram justamente as do Litoral: Hospital Bertioga, Hospital Irmã Dulce, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Charles Antunes Bechara e Ambulatório Médico de Especialidades (AME) – as três últimas em Praia Grande.