Hospital da Mulher promove palestra no Dia Nacional de Combate às Drogas e Alcoolismo

Publicado em: 21/02/2014

Conscientização e prevenção são palavras-chave na luta contra substâncias lícitas e ilícitas

Em função do Dia Nacional de Combate às Drogas e Alcoolismo (celebrado em 20 de fevereiro), o Hospital da Mulher “Maria José dos Santos Stein”, de Santo André, realizou na última quarta-feira (19), às 14h, palestra sobre Prevenção ao uso de álcool e outras drogas. Os danos à saúde e ao convívio familiar foram os pontos centrais da palestra, que foi aberta ao público e buscou ressaltar a importância do tema para a sociedade e a necessidade de investir em políticas de Educação em Saúde.

A médica pediatra Rosa Maria Pinto de Aguiar, superintendente do Hospital da Mulher, destaca o papel da família em relação à prevenção. “A família, enquanto cuidadora afetiva, amorosa e comunicativa, possui mais chances de promover condições e possibilidades para o desenvolvimento saudável dos filhos. Por esta razão, os programas de prevenção do vício e dependência costumam prever aplicações práticas de orientação familiar”, afirma a médica.

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), cerca de 10% da população dos centros urbanos de todo o mundo consomem abusivamente substâncias psicoativas – independentemente de idade, sexo, nível de instrução e poder aquisitivo. Além do atendimento por especialistas, entre os recursos mais importantes para o tratamento do dependente químico está o apoio dos grupos sociais, como família e amigos.