Medicina ABC diploma novas “Livre Docentes”

Publicado em: 23/04/2014

A Faculdade de Medicina do ABC realizou em março dois concursos para professor Livre Docente. Trata-se de título institucional, emitido segundo critérios da própria FMABC e que garante maior autonomia ao professor na criação, organização e desenvolvimento de cursos, eventos, mutirões de saúde, entre outras atividades de ensino, pesquisa, assistência e extensão.

Nos dias 17 e 18 de março a Dra. Anete SevciovicGrumach foi avaliada e aprovada com tese de livre docência sobre “Contribuição ao diagnóstico e tratamento do angioedema hereditário”. Já nos dias 27 e 28 foi a vez da Dra. Monica Akemi Sato, que apresentou o tema “Estudo da neuromodulaçãoopioidérgica sobre controle hemodinâmico exercido por áreas bulbares em ratos hipertensos e normotensos submetidos ao exercício físico”.

Os concursos para Livre Docente tiveram início em 2008 na Medicina ABC. Trata-se de titulação diferente de mestrado e doutorado, por exemplo, que são reconhecidos pelo Ministério da Educação, autorizados, credenciados e supervisionados pela CAPES. Os critérios para concorrer à Livre Docência da Faculdade de Medicina do ABC incluem ter doutorado há pelo menos 5 anos, ter orientado pós-graduandos em nível de mestrado e doutorado, preparar tese ou publicar artigos em revistas científicas de impacto. Além disso, cada candidato realiza cinco provas: didática, prática, escrita, defesa de tese e arguição do memorial – espécie de biografia focada em experiências pessoais e acadêmicas. Por essa razão, todo o processo entre apresentações, avaliações e análises pela banca examinadora tem duração de dois dias em período integral.

 

Dra. Anete SevciovicGrumach

Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina do ABC (1979), Dra. Anete SevciovicGrumach realizou mestrado e doutorado no Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1986 / 1990) e pós-doutorado no Instituto de Imunologia da Universidade de Heidelberg, na Alemanha. Também traz no currículo títulos de especialista em Pediatria e em Alergia e Imunologia. É médica pediatra e imunologista do Ambulatório de Infecções de Repetição da FMABC, assim como professora da Pós-graduação e do Departamento de Dermatologia. Também compõe o Conselho da LASID (Sociedade Latino-americana de Imunodeficiências) e é membro do Departamento de Imunodeficiências Primárias da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia. Em 2013 foi indicada como coordenadora do Comitê de AngioedemaHerditário e para membro do Comitê de Imunodeficiências Primárias da Sociedade Latino-americana de Alergia e Imunologia. Atualmente também participa do Comitê de Angioedema Hereditário da Organização Mundial de Alergia (WAO).

 

Dra. Monica Akemi Sato

Professora titular de Fisiologia da Faculdade de Medicina do ABC, Dra. Monica Akemi Sato possui graduação em Farmácia Bioquímica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP (1996). É mestre em Farmacologia (1998), realizou doutorado-sanduíche (1999-2000) no NeuroscienceInstitute da Northwestern Medical School (Chicago/EUA) e tem doutorado em Ciências (2002) pela Universidade Federal de São Paulo. Exercia desde 2011 a função de professora regente da disciplina de Fisiologia da FMABC – assumiu o posto de titular em 2014 –, responsável pelo Laboratório de Pesquisa de Fisiologia. Docente da FMABC desde 2003, também coordena o 2º ano do curso de Medicina e é membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Medicina desde 2008. Preside o NEPAS – Núcleo de Estudos, Pesquisa e Assessoria à Saúde e atualmente é vice-presidente do Comitê de Ética em Experimentação Animal.