Medicina ABC homenageia novos “Professores Eméritos”

Publicado em: 06/12/2013

A Faculdade de Medicina do ABC organizou em 29 de novembro cerimônia para entrega do título de “Professor Emérito” a quatro docentes que se destacaram ao longo de décadas de trabalho nas cadeiras de Fisiologia e Farmacologia: Carlos Roberto Douglas, José Raul Cisternas Gajardo, Myrian Cabral e Szulim Ber Zyngier. Trata-se de homenagem que resgata e preserva a memória da instituição, ao reconhecer a importância dos professores tanto na formação acadêmica como para o crescimento da escola.

“Vocês conquistaram o direito de ser emérito desta faculdade, por contribuírem de maneira importante para o crescimento da FMABC. Hoje os tempos são outros. Vivemos momento próspero e somos reconhecidos no cenário médico nacional. Mas nem sempre foi assim. Chegamos neste patamar porque quando éramos discretos e tínhamos sérios problemas financeiros e de gestão, professores como vocês acreditaram e deram o primeiro passo para colocar a Medicina ABC no caminho do crescimento”, lembrou o atual diretor da Faculdade, Dr. Adilson Casemiro Pires.

Ex-aluno e hoje o professor mais antigo da Farmacologia, Dr. David Feder esteve à frente das homenagens. Destacou que no início da Faculdade os trabalhos dependiam muito da participação e iniciativa dos docentes. “São professores que fizeram parte da história da FMABC. Que muito contribuíram para a formação dos alunos e para que a escola chegasse ao nível de hoje. Foi iniciativa do Dr. Szulim, por exemplo, a criação da revista científica da Medicina ABC. A Diretoria da época foi contra, mas o professor buscou apoio junto aos alunos e o projeto foi viabilizado. Até hoje temos o periódico, os Arquivos Brasileiros de Ciências da Saúde”, lembrou Dr. David Feder, recordando também feito marcante da professora Myrian Cabral, que foi autora do primeiro trabalho internacional da Faculdade de Medicina do ABC, apresentado em Buenos Aires em 1977.

Atual titular de Farmacologia, Dr. David Feder encerrou as homenagens emocionado: “Os novos Eméritos são professores que brilharam e fizeram suas equipes brilhar. São verdadeiros mestres, que guiaram discípulos. Agradecemos pela ampla colaboração à FMABC e generosidade que tiveram em compartilhar”.

Para o professor de Fisiologia, Dr. Luiz Carlos de Abreu, a cerimônia em reconhecimento aos eméritos reflete o caráter da instituição, ao distinguir o valor e importância de professores que “construíram cada parte desta Faculdade”. Segundo Abreu, a FMABC “está resgatando os docentes pela importância que tiveram e ainda têm para a escola”.

Dr. Carlos Roberto Douglas
“Fui professor Titular de Fisiologia da FMABC por 23 anos e, em breve, completarei 60 anos de medicina. Considero positivo o saldo obtido no balanço dos anos de atuação na Faculdade de Medicina do ABC. Agradeço ao Dr. João Paulo Aché de Freitas, que me convidou para trabalhar na FMABC. Também quero lembrar do leal companheiro de departamento, Dr. Szulim. Ser professor da Fundação do ABC – Faculdade de Medicina do ABC valeu a pena. Foi uma honra e uma experiência única de vida. Sou muito agradecido”.

Dr. José Raul Cisternas Gajardo
“Não esperava esse reconhecimento. Na verdade, não esperava ser homenageado por fazer o que mais gosto. Aqui na FMABC trabalhei muito na área de pesquisa científica. No início tudo era difícil, mas tínhamos boa vontade e força para progredir. Dou aula porque acho bom. Depois de 50 anos de compromisso com a vida universitária, sinto-me realizado com o trabalho realizado”.

Dra. Myrian Cabral
“Chego na FMABC sempre feliz, alegre. É uma casa com ciência excepcional e força muito grande. Toda vez que recebo a revista da instituição, vejo os trabalhos desenvolvidos e agradeço. É uma benesse poder trabalhar com grupo tão selecionado e qualificado. Também agradeço ao professor Szulim pelo convite para trabalhar na Faculdade de Medicina do ABC, que é minha segunda casa científica. Vamos continuar! A FMABC é muito grande e tem que crescer ainda mais. Aqui nós vivemos, aqui desenvolvemos”.

Dr. Szulim Ber Zyngier
“Trabalhei por 20 anos como professor da FMABC e afastei-me da instituição por 7 anos. Quando retornei fiquei impressionado com o crescimento da escola, mais prédios construídos no campus, novos e modernos laboratórios. Agora deixei a Faculdade, aposentado por idade, mas sei que a escola caminha sozinha, com suas próprias pernas. Espero que continue assim por muitos e muitos anos”.