Medicina ABC terá simpósio sobre interdisciplinaridade

Publicado em: 01/11/2013

Com inscrições gratuitas e organização dos alunos de Terapia Ocupacional, evento ocorrerá em 9 de novembro

Alunos do 2º ano do curso de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina do ABC organizam em 9 de novembro (sábado), das 8h às 17h, a terceira edição do “Simpósio de Interdisciplinaridade”, cujo objetivo central é promover a troca de informações e experiências entre estudantes e profissionais das mais diversas áreas. A ideia é abordar a importância e a maneira como ocorre a interação em serviços de caráter interdisciplinar, como empresas e instituições das áreas de saúde, educação e lazer.

O tema escolhido para 2013 é “Afeto ou afetação: impacto na promoção do cuidado”. A abertura do evento contará com duas palestras: “Promoção do cuidado” e “Afeto e afetação”. Durante o dia também ocorrerão três mesas de debates, cujos temas serão “Diferenças na afetação: atenção pública ou privada”, “Intersetorialidade: reflexos no cotidiano” e “Afetação interdisciplinar: visão de quem cuida e de quem é cuidado”.

Também haverá espaço para exposição de banners com assuntos relacionados aos temas afeto, afetação, serviço interdisciplinar e promoção do cuidado. Os melhores trabalhos serão premiados.

O 3º Simpósio de Interdisciplinaridade terá lugar no Anfiteatro do Centro de Pesquisas Cepes, no próprio campus da FMABC. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail simpósio.interdisciplinaridade@gmail.com.

Livro Branco de Tecnologia Assistiva

Convidado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e Secretaria de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social (SECIS), por intermédio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Curso de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina do ABC, em parceria com o Instituto de Tecnologia Social (ITS BRASIL), esteve entre os participantes dos Seminários do Livro Branco de Tecnologia Assistiva – um dos maiores eventos sobre a tecnologia assistiva do Brasil.

Segundo definição do Governo Federal, a tecnologia assistiva é área do conhecimento de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que dão mais autonomia, independência e qualidade de vida a pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida.

Realizados dias 10 e 11 de junho em São Paulo, os seminários trataram da elaboração do chamado Livro Branco da Tecnologia Assistiva no Brasil. A Medicina ABC esteve representada pela professora Andréia Zarzour Abou Hala Corrêa, coordenadora do curso de Terapia Ocupacional, e pela terapeuta ocupacional da FMABC, Natasha Carreño. As profissionais foram acompanhadas pelas alunas Amanda Santos, Maísa Rocha, Renata Ribeiro, Bianca Medeiros, Giovanna Vieira, Juliana Oliveira, Natali Martins, Daiane Verginio, Gisele Souza e Luana Faria, que participaram como voluntárias, apoiando pessoas com deficiência durante o evento.

O evento buscou subsidiar a elaboração do Livro Branco de Tecnologia Assistiva no Brasil, que deverá sinalizar os principais desafios no segmento e possíveis soluções. A iniciativa ocorreu em forma de reuniões de trabalho presenciais, das quais participaram somente convidados com atuação destacada na melhoria das condições de vida de pessoas com deficiência e na área da tecnologia assistiva.

“Foi um evento importante para a tecnologia assistiva, com discussões enriquecedoras. Uma das questões levantadas foi a falta de informação e divulgação da tecnologia assistiva, já que o termo é pouco conhecido pela maioria da população”, destacam as representantes da FMABC, Andréia Corrêa e Natasha Careño.