Musicoterapia ajuda bebês prematuros do Hospital da Mulher

Publicado em: 14/11/2013

A Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do Hospital da Mulher “Maria José dos Santos Stein”, de Santo André, tem utilizado com sucesso sistema complementar para o desenvolvimento de bebês prematuros: a musicoterapia. Durante cerca de uma hora, todos os dias, os recém-nascidos escutam canções de ninar.

A ideia é promover sensação de relaxamento. Para isso, os profissionais de saúde do hospital preparam todo o espaço dedicado aos recém-nascidos. A iluminação é reduzida, a sala é cuidadosamente limpa e afastam-se ruídos prejudiciais, tornando o ambiente completamente tranquilo.

Segundo a musicoterapeuta do Hospital da Mulher de Santo André, Camila Gomes Turco, a medida é simples, mas traz resultados surpreendentes. “Temos comprovação científica de que a música ajuda a diminuir o estresse, promove sensação de relaxamento estabilizando a frequência cardíaca, respiratória e a saturação do bebê”, explica.

Além da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, a musicoterapia também é praticada na maternidade, onde a musicoterapeuta visita leito a leito, explanando sobre a importância da voz da mãe e do pai para o bebê. “Esse contato com a voz fortalece o vínculo da família com o recém-nascido. Para isso fazemos uma canção de acolhimento para cada bebê, incentivando os pais a cantarem para os filhos. Trata-se de mais uma ação humanizada que o Hospital da Mulher oferece aos usuários”, acrescenta Camila Turco.

De acordo com a superintendente da unidade, Dra. Rosa Maria Pinto de Aguiar, como o hospital ainda está iniciando o processo, não há estimativa sobre a evolução no quadro de saúde dos recém-nascidos que ouvem as músicas. Entretanto, estudos aplicados em diversas partes do mundo comprovam a eficácia da medida, sobretudo em casos de bebês prematuros.