Novo tomógrafo já funciona no Hospital de Emergências Albert Sabin

Publicado em: 23/04/2014

Com capacidade para realização de até 300 exames por mês, já está em funcionamento no Hospital Municipal de Emergências Albert Sabin moderno tomógrafo, modelo Philips MX 6000. A novidade sancaetanense entrou em operação em 8 de abril após inauguração oficial acompanhada por secretários municipais, vereadores e público em geral, além do prefeito Paulo Pinheiro, que também presenciou o início dos trabalhos.

A partir de agora, as tomografias de alta complexidade ficarão concentradas no ‘Albert Sabin’ – aparelho semelhante também está disponível no Hospital Maria Braido. “O novo tomógrafo é parte do pacote ‘Saúde Avançando’ e será de enorme utilidade para os moradores que utilizam o sistema municipal de saúde”, afirmou Pinheiro, que aproveitou a oportunidade para vistoriar as instalações do hospital de emergências e conversar com munícipes e funcionários.

“Nada é feito de afogadilho na Prefeitura de São Caetano. Além de fornecer atendimento correspondente aos anseios do público, temos que oferecer condições adequadas para os profissionais trabalharem para, assim, estarem prontos a realizar suas funções com qualidade”, observou o secretário de Saúde, Mário Chekin.

Para o médico Edler Tertuliano de Almeida Lins, diretor da unidade hospitalar, o novo tomógrafo irá agilizar os procedimentos aos pacientes emergenciais. “Anteriormente, o enfermo que chegava ao ‘Albert Sabin’ com necessidade de tomografia era deslocado de ambulância ao ‘Maria Braido’. Agora, o moderno aparelho possibilita diminuição do tempo dos atendimentos no Sabin e ainda a aceleração da mão de obra de ambulâncias”.

 

Plano Municipal de Saúde

Na reunião ordinária de março do Conselho Municipal de Saúde de São Caetano, os integrantes do órgão deliberativo tomaram conhecimento e discutiram o Plano Municipal de Saúde 2014-2017, instrumento que norteia as ações da área na cidade. O documento foi apresentado e debatido na manhã do dia 26, no auditório do Hospital Municipal Maria Braido.

No Plano Municipal de Saúde sancaetanense estão descritos os principais desafios da saúde pública local, causas, consequências e pontos críticos. Além disso, estão definidos objetivos e metas a serem atingidos, atividades a serem executadas, cronogramas e sistemáticas de acompanhamento e de avaliação dos resultados.