Prefeitura de Santo André e FMABC fazem evento gratuito sobre sexualidade

Publicado em: 14/03/2014

Prefeitura de Santo André e Faculdade de Medicina do ABC organizam neste sábado (15 de março) evento gratuito sobre sexualidade. Das 8h às 17h30, o Teatro Municipal de Santo André (Praça IV Centenário, S/N – Centro) será palco do simpósio “Novos paradigmas em saúde sexual”, que é aberto à população e terá presença de autoridades como o prefeito Carlos Grana, os secretários de Cultura e Saúde, respectivamente Raimundo Sales e Homero Nepomuceno Duarte, além do diretor da FMABC, Dr. Adilson Casemiro Pires, e do professor titular de Urologia, Dr. Antonio Carlos Lima Pompeo.

Sob responsabilidade dos coordenadores da pós-graduação em Sexologia da FMABC, Dr. Roberto Vaz Juliano e Margareth dos Reis, o evento em Santo André contará com palestras de especialistas renomados em nível nacional e internacional – entre os quais a Dra. Albertina Duarte Takiuti, professora da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, responsável pelo ambulatório de Ginecologia da Adolescência do Hospital das Clínicas de São Paulo e coordenadora do Programa Estadual do Adolescente da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

Outros destaques do evento serão as participações do Dr. Thomaz Gollop – médico do Hospital Israelita Albert Einstein e professor do Departamento de Medicina Legal, Social e do Trabalho da FMUSP – e da Dra. Carmita Abdo – médica psiquiatra, livre-docente pela FMUSP, fundadora e coordenadora do Programa de Estudos em Sexualidade (ProSex) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo.

Ao todo serão 17 especialistas envolvidos nas explanações e mesas de debates. No período da manhã serão três palestras – todas seguidas de debate com a plateia –, cujos temas selecionados são: “O aborto no Brasil”, “Educação sexual na infância e adolescência e exploração sexual infantil” “e “Revoluções Sexuais”.

À tarde haverá duas mesas redondas. A primeira será voltada para discussão das disfunções sexuais no homem, com abordagem de temas como ejaculação precoce, reposição hormonal, andropausa e dificuldade de ereção pós cirurgia de câncer de próstata. Em seguida haverá mesa sobre disfunções sexuais na mulher, que debaterá a sexualidade da mulher em períodos específicos, entre os quais após cirurgia pélvica e vaginal, na gravidez, após mastectomia (retirada da mama) e na tensão pré-menstrual.

O simpósio trará no encerramento palestra com o professor de ginecologia da FMABC, Dr. Eliano Pellini, sobre “Sexualidade da mulher após menopausa”, e discussão sobre “Novos paradigmas em saúde sexual”, comandada pelo professor de urologia, Dr. Roberto Vaz Juliano, pela psicóloga Margareth dos Reis e, novamente, pelo ginecologista Eliano Pellini.

 

Informações e inscrições

Interessados podem se inscrever gratuitamente no setor de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação da Faculdade de Medicina do ABC pelos telefones (11) 4993-5426 e 4993-7282 ou diretamente no dia e local do evento, a partir das 8h.