Saúde da Família atinge 48% da população em São Bernardo

Publicado em: 14/03/2014

O programa Estratégia de Saúde da Família atingiu em 2013 cobertura de 360 mil famílias em São Bernardo – cerca de 48% da população. Pela iniciativa, equipes multiprofissionais formadas por médicos generalistas, enfermeiros e auxiliares, agentes comunitários de saúde e profissionais da saúde bucal realizam visitas domiciliares aos munícipes.

Além de fazer o diagnóstico de doenças de forma precoce e acompanhar o tratamento e recuperação dos atendidos, nas visitas são observadas também as condições de moradia e detalhes que possam indicar vulnerabilidade social do grupo familiar. Com esse trabalho é possível resolver até 80% dos problemas de saúde ainda na Atenção Básica.

Para a diretora do Departamento de Atenção Básica, a Estratégia de Saúde da Família pode proporcionar grande avanço na qualidade de vida da população. “O cuidado com a saúde sai dos muros das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e alcança o local onde as famílias vivem. Esse novo olhar faz com que tenhamos a percepção exata das vulnerabilidades das comunidades e de suas necessidades”, disse.

O médico Sérgio Yamamoto, que já atuou na Vila São Pedro e atualmente realiza trabalho no Jardim Farina, conta que a aproximação do médico com as famílias em suas comunidades facilita o diagnóstico e acompanhamento dos atendidos. “Esse tipo de trabalho é vencedor em qualquer lugar que é implantado. Muitos dos pacientes têm dificuldades que não permitem que cheguem às UBSs e podemos fazer a diferença com as visitas”, garante.

A visita domiciliar é solicitada pelos Agentes Comunitários de Saúde, que mantêm contato diário com os usuários, ou pelo familiar diretamente nas UBSs. As visitas também podem ser realizadas a pedido do Conselho Tutelar ou até por vizinhos, quando há problemas de abandono ou maus-tratos. A regularidade do acompanhamento depende da complexidade dos casos.