Visitantes têm orientações sobre higiene das mãos em Bertioga

Publicado em: 21/03/2014

O Hospital Bertioga – FUABC, por meio da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), iniciou em fevereiro trabalho de orientação de visitantes sobre higienização das mãos antes de entrar em ambiente hospitalar. “A medida visa minimizar a transmissão de germes”, explica o médico infectologista José Ricardo Moraes Wilmers.

Porteiros, recepcionistas e voluntários receberam orientações de técnicos da CCIH para que multipliquem a informação na abordagem de usuários que vão ao hospital visitar amigos e familiares internados. “A higienização das mãos com álcool gel segue a técnica preconizada para os profissionais da área da saúde. Para isso foi disponibilizado um banner que contém imagens de como passar o álcool corretamente”, explica Wilmers. Todo o processo de higienização das mãos não leva mais do que 30 segundos.

Além da abordagem no horário de visitas, das 14h às 16h, os visitantes também contam com orientações diárias e específicas nas áreas de internação, sob responsabilidade da equipe de enfermagem e dos enfermeiros das alas.

 

Infecção nas mãos

O Hospital Bertioga e o Pronto-Socorro também têm suportes com álcool gel à disposição nos corredores. A medida da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar tem por objetivo conscientizar profissionais de saúde, acompanhantes e visitantes a sempre higienizarem as mãos como medida preventiva.

O álcool gel é um antisséptico potente, com ação fungicida, bactericida e viruscida que elimina a flora transitória responsável por boa parte das transmissões de infecções. Uma orientação passada aos pacientes que procuram o PS é levar o menor número de acompanhantes possível, a fim de evitar aglomeração e, principalmente, contaminações cruzadas.