Hospital Municipal Universitário completa 20 anos em funcionamento

Publicado em: 30/05/2019

Equipamento de Saúde de São Bernardo é referência no atendimento às mulheres e em parto humanizado

 

Evento de comemoração foi realizado na Associação Paulista de Medicina (APM) – Foto: Gabriel Inamine/PMSBC

O Hospital Municipal Universitário (HMU) de São Bernardo comemorou, dia 28 de maio, 20 anos em funcionamento. Desde que foi inaugurado, cerca de 70 mil gestantes deram à luz no hospital. O equipamento é referência no atendimento às mulheres e pioneiro no acolhimento de parto humanizado após a implantação das salas de pré-parto, na gestão do prefeito Orlando Morando.

O complexo hospitalar possui duas salas individuais de pré-parto sob conceito de concepção humanizada, ofertando método não farmacológico para alívio das dores, além de instrumentos que ampliam conforto das gestantes. Estes espaços foram inaugurados em 2017 e, até o momento, o número de procedimentos normais vem aumentando no município. Neste ano, 1.829 partos foram realizados, sendo 60% normais e 40% cesarianas. Atualmente, o HMU conta com 128 leitos de enfermaria e realiza 3 mil consultas por mês.

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, comemorou os 20 anos de história e todos os avanços feitos para a melhoria do atendimento. “É gratificante ver que o trabalho está sendo efetuado com excelência. Temos trabalhado para melhorar a Saúde por completo no município. No HMU, entregamos salas de parto, reformamos a Casa da Gestante e ampliamos o atendimento. Além de acolhimento apropriado, proporcionamos serviço de qualidade para todas as pacientes”, disse o prefeito.

REFERÊNCIA COMPROVADA

O HMU foi o primeiro hospital municipal do Grande ABC a receber a “Acreditação Plena” da Organização Nacional de Acreditação (ONA). O selo ONA 2 valida qualidade no atendimento e segurança aos pacientes, diminuindo os índices de mortalidade materna/infantil, de erros, e priorizando atendimento humanizado à população.

Além do atendimento humanizado, o equipamento de São Bernardo também é referência como Banco de Leite. O hospital é o primeiro equipamento público de Saúde da região e o quarto do Brasil a oferecer leite materno com qualidade nutricional atestada. A unidade possui a máquina Human Milk Analyser-Myris, que detalha a quantidade exata de proteínas e gorduras fornecida a cada recém-nascido. O Banco de Leite do hospital alimenta, em média, 80 bebês prematuros por mês.

CELEBRAÇÃO

Dia 27 de maio foi realizado um evento na Associação Paulista de Medicina (APM) para comemorar os 20 anos de história do hospital. O secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple deu início à cerimônia acompanhado a diretora do HMU, Dra. Mônica Carneiro, da diretora do Complexo Hospitalar, Dra. Agnes Ferrari, e da deputada estadual, Carla Morando.

“Não consigo mensurar a alegria de fazer parte desta festa. Eu faço parte desses 20 anos, já que fui o primeiro coordenador de Ginecologia do HMU. Não estamos medindo esforços para garantir um atendimento de saúde humanizado e de qualidade”, comentou o secretário.

Fisioterapeuta de formação, a deputada estadual Carla Morando contou sobre o período em que trabalhou no complexo hospitalar. “Eu trabalhei no HMU. Acompanhei de perto o atendimento oferecido às mulheres e guardo essas experiências com muito carinho. Hoje, tornou-se referência e é gratificante presenciar toda essa evolução”, destacou Carla.