Alunos da FMABC têm desempenho acima da média no exame do Cremesp

Publicado em: 21/03/2014

O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) divulgou em fevereiro os resultados do exame realizado em novembro de 2013 com formandos em Medicina de todo o Estado. Os alunos da Faculdade de Medicina do ABC tiveram desempenho superior ao dos estudantes de instituições públicas, comprovando a qualidade do ensino da FMABC. “A média de acerto dos formandos de nossa escola está acima da média de outras instituições em todas as áreas do conhecimento avaliadas”, afirma o coordenador do curso de Medicina da FMABC, Dr. David Feder.

Dos 110 alunos que participaram da prova, a Faculdade de Medicina do ABC obteve 66,4% de aprovação, enquanto a média em instituições públicas chegou a 66,1%. Nas escolas privadas, o índice foi de apenas 29%.

Para Dr. David Feder, a realização do exame é importante. Porém, se a aprovação fosse obrigatória para obtenção do registro profissional – e não somente a participação do aluno –, os resultados seriam mais representativos. “A avaliação em final de curso é sempre produtiva, mas se a aprovação fosse obrigatória para o registro, poderia exigir maior empenho do aluno e, consequentemente, espelhar o desempenho da instituição”, considera o coordenador.

 

Reprovação chega a 60% no Estado

Dos 2.843 recém-formados em escolas médicas do Estado de São Paulo que participaram do Exame do Cremesp em 2013, total de 1.684 – ou 59,2% – não atingiu o critério mínimo definido pelo Cremesp, acertando menos de 60% do conteúdo da prova.

Com abstenção de apenas 2,8%, o número de participantes em 2013 é o maior ao longo dos nove anos de exames do Cremesp. O percentual de reprovados ficou 4,7 pontos acima de 2012. No ano anterior, foram 2.411 participantes, com 54,5% de reprovação.

A prova foi aplicada em 3 de novembro de 2013 em nove cidades paulistas, além da capital do Estado. É o segundo exame realizado depois que se tornou obrigatório para quem deseja inscrever-se no Conselho Regional de Medicina de São Paulo e atuar no Estado. O registro no CRM, entretanto, não depende do desempenho ou da aprovação nas provas, apenas da participação.

No total, 3.328 recém-graduados de Medicina fizeram a prova do Cremesp em 2013. Desse conjunto, 485 participantes vieram de 78 instituições de ensino de outros estados. Os demais 2.843 formaram-se nas 30 escolas paulistas que já têm turmas graduadas.

A prova foi composta por 120 questões de múltipla escolha, com cinco alternativas de respostas. Teve duração de quatro horas e abrangeu as principais áreas da Medicina: Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Saúde Pública, Epidemiologia, Saúde Mental, Bioética e Ciências Básicas. Para aprovação, o candidato deve responder corretamente a 72 das questões, o que corresponde a um percentual de acertos de 60%. O exame foi aplicado pela Fundação Carlos Chagas.