Central de Convênios ‘conectará’ 8 mil funcionários com intranet

Publicado em: 25/10/2013

Ferramenta foi lançada na última quinta-feira (24), no campus da Faculdade de Medicina do ABC

Maior unidade mantida pela Fundação do ABC, a Central de Convênios lançou em 24 de outubro sua mais nova ferramenta de comunicação para funcionários e gestores: o Portal Atena de Relacionamento. Sob responsabilidade do setor de Desenvolvimento da Informação, o portal está hospedado no endereço www.cc.org.br e tem muito mais recursos que a intranet convencional. Beneficiará cerca de 8 mil funcionários, que trabalham em mais de 40 planos de trabalho da Central de Convênios junto às prefeituras de Santo André, São Bernardo, São Caetano, Mauá e Rio Grande da Serra, além das recentes parcerias com Ribeirão Pires e Franco da Rocha. São colaboradores que atuam tanto na assistência à saúde da população quanto nas áreas administrativas e de serviços gerais de UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), UBSs (Unidades Básicas de Saúde), PID (Programa de Internação Domiciliar), CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), Programa de Saúde da Família e SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), entre outros.

Segundo o gerente de Desenvolvimento da Informação da Central de Convênios, Daniel Rocha Negildo, o portal permitirá aos funcionários consultar holerites, relação de férias, boletins, processo seletivo, normas e legislação trabalhista. Também poderão tirar dúvidas em tempo real acessando chat online disponível diariamente no Atena. Além disso, os gestores municipais terão informações detalhadas e atualizadas sobre cada unidade gerida pela Central de Convênios, inclusive com acesso ao número de funcionários em atividade, salários e listas de frequência. “A necessidade do portal surgiu a partir da expansão da Central de Convênios. Hoje estamos em sete municípios e cuidamos de 8 mil funcionários. Pretendemos aproximar os colaboradores do setor de Recursos Humanos, promover a integração e divulgar atividades e benefícios que oferecemos aos funcionários. Também passamos a oferecer importante ferramenta de gestão para os municípios parceiros”, explica Daniel Negildo.

Para a superintendente da Central de Convênios, Adriana Helena de Almeida, a agilidade na comunicação e as opções tecnológicas que facilitam a troca de informações estão entre os pontos altos do Atena. “Temos milhares de funcionários distribuídos em planos distintos de trabalho em sete municípios. É um grande desafio integrar todo o corpo de colaboradores, estimulá-los e promover ações que garantam sempre a qualidade do serviço ofertado pela Central de Convênios. A partir de agora, teremos ferramenta moderna, capaz de contribuir muito na comunicação entre as pessoas e, principalmente, na agilidade dessa interação”, garante Adriana de Almeida.

Inspiração grega
O nome Atena é inspirado na teoria organizacional de empresas, que classifica cada administração de acordo com os deuses gregos. A tipologia proposta pelo filósofo Charles Handy é explicada em seu livro “Os deuses da Gestão”, cuja base remete aos deuses da mitologia grega Zeus, Apolo, Atena e Dionísio – que são, nessa teoria, simbologias para identificar o grau de formalização e centralização das empresas. “Nosso portal está relacionado à cultura com forte ênfase em resultados e visa a resolução de problemas, características da administração Atena”, sintetiza o gerente da Central de Convênios.