Centro cirúrgico de oftalmologia é inaugurado em São Caetano

Publicado em: 11/04/2014

A Secretaria de Saúde de São Caetano entregou em 9 de abril o Centro Cirúrgico de Oftalmologia Neusa Bassetto, instalado no Hospital de Olhos Dr. Jayme Tavares (Avenida Vital Brasil Filho com a Rua Peri, no Bairro Oswaldo Cruz). Parte do pacote de benfeitorias denominado ‘Saúde Avançando’, o equipamento tem capacidade de aproximadamente 300 procedimentos por semana, entre os quais cirurgias de catarata e glaucoma.

O novo espaço de saúde tem infraestrutura de ponta, preparado para realizar até mesmo dois procedimentos cirúrgicos simultaneamente quando necessário. Isso graças às duas salas de cirurgias que compõem o local, juntamente com áreas de pós-operatório, recuperação, esterilização, enfermagem e vestiário. “O centro cirúrgico de oftalmologia fará diferença positiva aos moradores”, garantiu o prefeito Paulo Pinheiro durante a inauguração.

Secretário de Saúde sancaetanense, Mário Chekin citou episódio pessoal para discorrer sobre a importância do novo espaço. “Em janeiro deste ano tive um descolamento de retina no olho direito, fato que quase me fez perder a visão. Então, poder devolver a visão a pessoas com algum tipo de deficiência visual é emocionante e gratificante”, destacou o secretário ao elogiar o empenho da médica Sandra Maria Canelas Beer, coordenadora do Hospital de Olhos, para aprimorar o local e implantar o centro cirúrgico: “Foi um trabalho incansável”, acrescentou Chekin.

“São Caetano adentra para a vanguarda da oftalmologia com este local. A saúde da cidade está chegando ao patamar que merece”, ressaltou o médico José Roberto Espíndola Xavier, vereador da cidade que discursou em nome da Câmara Municipal no cerimonial inaugural.

A médica Sandra Maria Canelas Beer destaca que a instalação do centro cirúrgico no Hospital de Olhos possibilita, entre outros benefícios, o controle total de questões relacionadas à infecções, já que o espaço será reservado apenas a procedimentos oftalmológicos. “A partir de parcerias e pensando no bem-estar dos munícipes, nós ainda trouxemos à unidade aparelhos modernos, de última geração, como retinógrafo, yag laser e ultrassom”, enumera.

O Hospital de Olhos Dr. Jayme Tavares conta com infraestrutura composta por consultórios e centro de diagnósticos. No espaço são promovidos exames de biometria, microscopia, campo visual, retinografia, ultrassonografia ocular e fotocoagulação à laser. Disponibiliza aos pacientes equipe com 18 médicos, entre os quais especialistas em glaucoma, retina, catarata, estrabismo e córnea, além de três funcionários no setor de enfermagem e oito na parte administrativa.

 

Neusa Bassetto

Nascida em 11 de abril de 1942, em Franco da Rocha (SP), Neusa Bassetto foi professora na região do ABC e dedicou boa parte da vida à educação de deficientes auditivos e audiovisuais. Em São Caetano ocupou por dois anos o cargo de diretora-executiva da Escola de Educação Especial Anne Sullivan, a partir de janeiro de 1978. Faleceu aos 38 anos, em 18 de fevereiro de 1980.