Fundação do ABC elege nova Presidência

Publicado em: 20/12/2013

Indicado por São Caetano, Marco Antonio Santos Silva buscará apoio e integração da FUABC  juntos às mantidas; Mindrisz será vice-presidente

O Conselho de Curadores da Fundação do ABC acaba de eleger nova presidência para o mandato 2014-2015. Em votação unânime, o economista e administrador Marco Antonio Santos Silva foi eleito presidente, enquanto o atual comandante da FUABC, Mauricio Mindrisz, assumirá a vice-presidência. Na Secretaria-Geral permanece Dr. Jurandyr José Teixeira das Neves, ex-aluno da Faculdade de Medicina do ABC e secretário-adjunto de Saúde de Santo André.

Dentro da gestão tripartite da Fundação do ABC, as prefeituras de Santo André, São Bernardo e São Caetano se revezam no comando a cada dois anos. Indicado pelo prefeito sancaetanense Paulo Pinheiro, o futuro presidente da FUABC agradeceu a votação expressiva e a confiança do Conselho Curador, reconhecendo o grande desafio que assumirá para o próximo biênio. “Trata-se de responsabilidade muito grande. Vou colocar minha experiência e tudo que conheço na área de gestão, a fim de colaborar com o crescimento da instituição”, adiantou Marco Antonio Santos Silva, que buscará apoio e integração da FUABC junto às mantidas: “Vamos ter que trabalhar em conjunto. As mantidas são a razão da existência da Fundação do ABC e sem coesão não chegaremos a nenhum lugar”.

Sobre a Faculdade de Medicina do ABC, Marco Antonio acredita que há espaço para crescimento, principalmente na área de pesquisa. “Sou de origem acadêmica. Em função do trabalho que realizei na Universidade de São Caetano do Sul (USCS), antigo IMES, vejo a FMABC como sustentação muito grande para a FUABC. Acredito que a pesquisa deva ser incrementada, mas para isso será necessário buscar parcerias e investimentos”.

Ainda sobre a FMABC, o futuro presidente revelou que não acredita que estão encerradas as negociações para criação de nova faculdade de medicina com sede em São Bernardo. Essa possibilidade foi analisada este ano, mas a comunidade acadêmica não apoiou a ideia e o projeto foi engavetado. “São Bernardo tem intenção de ter sua própria faculdade de medicina e já sinalizou que gostaria que fosse em parceria com a Fundação do ABC. Estivemos recentemente em visita ao novo Hospital de Clínicas de São Bernardo e o tema veio à tona novamente. Considero um assunto ainda em pauta. Não está descartado totalmente. Devemos caminhar para que a Fundação do ABC fique cada vez mais forte e mais sólida. A preocupação é essa e temos que buscar os caminhos”.

Economista e administrador pós-graduado em educação, Marco Antonio Santos Silva assumiu no início de 2013 a vice-Presidência da Fundação do ABC. Atual secretário de governo de São Caetano, o gestor da FUABC traz na bagagem quase 40 anos de experiência empresarial e 19 anos à frente da USCS – 15 anos como diretor e outros 4 como vice. Esteve à frente de todo o processo que permitiu transformar o instituto isolado IMES em Universidade de São Caetano do Sul.
Como vice-presidente da FUABC, Marco Antonio Santos Silva reconhece o papel estratégico da instituição junto às cidades parceiras: “A participação da Fundação do ABC é extremamente relevante e colabora muito na qualificação dos serviços municipais. Graças a essa qualidade, a instituição hoje se tornou imprescindível na gestão da saúde em todos os municípios em que atua”.

Regionalização da saúde
Durante a última reunião do Conselho de Curadores, em 28 de novembro, o atual presidente da FUABC, Mauricio Mindrisz, lembrou o “enorme desafio” que é presidir a instituição e agradeceu os curadores pelo apoio à atual gestão, assim como pela confiança em elegê-lo vice-presidente.

Entre os destaques do biênio 2012-2013, Mindrisz aproximou a Fundação do ABC do Consórcio Intermunicipal de Prefeitos em busca da maior regionalização da saúde no Grande ABC. “Passamos a trabalhar junto ao Grupo de Saúde do Consórcio Intermunicipal em busca de soluções regionais. Precisamos cada vez mais integrar os serviços municipais, estaduais e federais nas sete cidades da região, a fim de evitar duplicações e aproveitar ao máximo as potencialidades de cada equipamento em todas as cidades”, avalia.

A gestão de Mauricio Mindrisz também ficará marcada pelo avanço no controle público e na transparência da Fundação do ABC, bem como pelo fortalecimento da qualidade do atendimento à população e apoio para o crescimento da Faculdade de Medicina do ABC. O gestor também restabeleceu parceria com a prefeitura de Ribeirão Pires e iniciou trabalho inédito com Franco da Rocha, entre outras alianças.

Secretário-geral da FUABC e atual secretário-adjunto de Saúde de Santo André, Dr. Jurandyr José Teixeira das Neves comemorou a decisão do Conselho Curador ao avaliar a capacidade do futuro presidente e a permanência do atual. “É uma solução de continuidade às experiências bem sucedidas dos últimos 2 anos, na gestão de Mindrisz, que permanecerá como vice-presidente. Além disso, tenho convicção de que Marco Antonio Santos Silva irá levar a contento a responsabilidade de trabalhar orçamento agregado anual estimado em 1,5 bilhão”, afirmou o secretário-geral, lembrando do papel estratégico da FUABC na qualificação da saúde: “Mais do que orçamento, a Fundação do ABC tem responsabilidade social muito grande junto às prefeituras dessa região. Hoje responde por boa parte do atendimento SUS (Sistema Único de Saúde) do Grande ABC – mais de 70% com certeza”.

A posse da nova Presidência da Fundação do ABC está prevista para janeiro e deve ocorrer juntamente com a solenidade que marcará o início do segundo mandato do Dr. Adilson Casemiro Pires à frente da Diretoria da Faculdade de Medicina do ABC. O docente foi reeleito em 25 de outubro pela congregação acadêmica em votação expressiva: foram 37 dos 38 votos – um foi em branco. Pela mesma chapa, o vice-diretor será o também professor Fernando Luiz Affonso Fonseca, que coordena o curso de Gestão em Saúde Humana da FMABC.