Hospital da Mulher inicia campanha para arrecadar frascos de vidro

Publicado em: 06/12/2013

Frascos são usados na coleta, armazenamento e pasteurização de leite humano doado a bebês prematuros. Estoque está em 40% da capacidade

O Banco de Leite Humano do Hospital da Mulher de Santo André deu início nesta semana à campanha para arrecadar frascos de vidro com tampa de plástico. O material é utilizado na coleta e armazenamento do leite doado, assim como no processo de pasteurização. Podem ser doados frascos de qualquer tamanho, como os de maionese e café solúvel.

Os frascos precisam ser de vidro devido à resistência, pois são congelados e descongelados em banho-maria. Se o leite for descongelado de qualquer outra forma perde suas propriedades.

A doação de leite beneficia bebês que estão na UTI Neonatal, cujas mães enfrentam dificuldades para produzir leite justamente por não ficarem todo o tempo perto de seus filhos. Por essa razão o estresse é maior e, em alguns casos, a produção é menor.

Ao receber o leite materno, os bebês têm mais chances de recuperação e também de viver com qualidade futuramente – desde que a alimentação com leite humano seja exclusiva. A mãe doa somente o excedente da amamentação de seu filho. Podem doar mulheres não portadoras de doenças crônicas, que não fazem uso de nenhum tipo de medicamento, não fumantes e que não ingerem bebidas alcoólicas.

Ao procurar o Banco de Leite Humano (BLH) é realizado cadastro e agendada visita à casa da doadora para recolhimento do leite. A mãe deverá retirar o excedente e armazená-lo nos frascos de vidro segundo orientações da equipe do BLH.

Hoje o Banco de Leite do Hospital da Mulher de Santo André conta com cerca de 150 frascos de vidro, quando o ideal seriam entre 250 a 350. Interessados em colaborar podem entregar os frascos pessoalmente no hospital (Rua América do Sul, 285, Parque Novo Oratório – Santo André) ou entrar em contato com a equipe do Banco de Leite Humano para agendar retirada em domicílio. O setor funciona todos os dias, das 7h às 19h. Aos finais de semana e feriados, das 7h às 13h. Mais informações pelos telefones (11) 4478-5048 ou 4478-5027.