Hospital da Mulher lembra “Dia Nacional da Mamografia”

Publicado em: 31/01/2014

Celebrada em 5 de fevereiro, data reforça importância da prevenção contra uma das doenças que mais matam mulheres no Brasil e no mundo: o câncer de mama

O Hospital da Mulher Maria José dos Santos Stein, de Santo André, estará em festa no próximo dia 5 de fevereiro, quando é celebrado o Dia Nacional da Mamografia. Instituída em 2008 com objetivo de conscientizar as mulheres sobre a importância do exame preventivo, data foi escolhida por ser o dia de Santa Ágata – protetora das mamas e padroeira dos mastologistas.

A mamografia consiste na radiografia das mamas realizada por equipamento denominado mamógrafo. É feita a partir da compressão das mamas para visualizar pequenas alterações e permite descobrir o câncer de mama em fase inicial.

O tumor de mama é o tipo mais frequente de câncer entre mulheres. Ao mesmo tempo, também é o que apresenta maior possibilidade de cura. O mastologista do Hospital da Mulher de Santo André, Dr. Guerino Barbalaco, alerta que é preciso fazer a primeira mamografia entre 35 e 40 anos. Depois dos 40, o exame deve ser feito anualmente. A cada retorno é importante levar a mamografia anterior para avaliar possíveis alterações. “A finalidade do rastreamento mamográfico é identificar um tumor ainda não palpável, quando a possibilidade de cura está acima de 95%”, explica o médico.

Diversos fatores de risco estão associados ao câncer de mama, entre os quais a herança genética. Mulheres com mãe, irmã ou filha que desenvolveram a doença devem ficar mais atentas. Porém, independente de casos na família, toda mulher deve fazer a mamografia a partir dos 40 anos – afinal, 90% a 95% dos casos de câncer de mama são esporádicos, ou seja, não familiares.

Outro fator de risco importante são os hábitos de vida, como obesidade, dieta desequilibrada e sedentarismo. Dr. Guerino Barbalaco aconselha alimentação saudável e atividades físicas, atitudes que podem ajudar na prevenção de qualquer tipo de câncer.

Mamografia gratuita
O acesso gratuito ao exame de mamografia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é direito de toda mulher brasileira acima de 40 anos, assegurado desde 2009 pela Lei Federal 11.664. O encaminhamento deve ser realizado pelas unidades básicas de saúde do município.