Medicina ABC realiza exames para unidades da Fundação do ABC

Publicado em: 28/02/2014

Com investimento de cerca de R$ 100 mil, Laboratório de Análises Clínicas oferece mais de 300 exames a hospitais e AMEs da FUABC

 

O Laboratório de Análises Clínicas da Faculdade de Medicina do ABC mais do que dobrou a quantidade de exames realizados nos últimos meses graças à parceria inédita com a mantenedora Fundação do ABC. Até o acordo, o setor trabalhava apenas com a demanda interna dos ambulatórios do campus universitário e solicitações do gestor local, a Prefeitura de Santo André. Agora, a FMABC disponibiliza todo o parque tecnológico e pessoal às unidades mantidas pela FUABC. A iniciativa teve início em outubro passado, com o atendimento ao Hospital da Mulher Maria José dos Santos Stein, de Santo André. Em janeiro deste ano o AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de Mauá aderiu à proposta, assim como o AME Praia Grande em fevereiro. Para abril está previsto o início do trabalho junto ao AME Santo André. O volume mensal de exames no período saltou de 30 mil para 70 mil.

“Participamos de processos de contratação e concorremos com outras empresas do ramo sem quaisquer privilégios. Além da tradição e da qualidade do serviço ofertado, temos obtido sucesso pois desenvolvemos projetos personalizados para cada unidade da Fundação do ABC interessada, segundo as particularidades do serviço. No Hospital da Mulher de Santo André, por exemplo, montamos laboratório com parque tecnológico todo novo na própria unidade. Somente exames de média e alta complexidade são encaminhados para a sede do Laboratório de Análises Clínicas no campus universitário. Mesmo assim, temos logística específica para transporte dos materiais coletados e fornecimento dos resultados online”, detalha o coordenador do Laboratório de Análises Clínicas e vice-diretor da FMABC, Dr. Fernando Luiz Affonso Fonseca.

Hoje são mais de 300 tipos de exames disponíveis entre anatomopatológicos e de análises clínicas, que integram a rede do Sistema de Informação Ambulatorial/SUS. Para atender ao aumento da demanda, o FMABC investiu aproximadamente R$ 100 mil no parque tecnológico e em sistema de informação integrado para emissão dos resultados à distância via internet. “Esses exames eram feitos por empresas terceirizadas. É a primeira vez que um serviço exclusivo da faculdade passa a ser ofertado em outra mantida da Fundação do ABC. Acredito que as principais vantagens da parceria são a integração efetiva entre FUABC-FMABC, a uniformização do parque tecnológico e a padronização de processos, o que garante maior qualidade e confiabilidade aos exames realizados”, considera Dr. Fernando Fonseca.

 

Instalado na FMABC desde 1996, o Laboratório de Análises Clínicas iniciou sua trajetória com atendimento médio de 15 pacientes por dia – quase todos da Oncologia – e somente 20 exames disponíveis. O espaço começou a crescer acompanhando a abertura de novas especialidades nos ambulatórios do campus. Hoje realiza cerca de 70 mil exames por mês – 40% dos quais para serviços da FMABC e da Prefeitura de Santo André. Diariamente são atendidos 220 pacientes no local, que também exerce papel importante na área de pesquisa da faculdade – tanto na graduação como na pós-graduação –, servindo de palco para novos estudos e desenvolvimento da ciência.

 

 

Microbiologia Clínica

Além do investimento em equipamentos e sistemas de informação, para dar início ao atendimento à FUABC, a Faculdade de Medicina do ABC precisou estruturar o serviço de Microbiologia Clínica. Sob responsabilidade da disciplina de Microbiologia, cuja professora titular é a Dra. Registila Libânia Beltrame, o novo setor ganhou espaço próprio no segundo andar do prédio da Farmácia Popular, no próprio campus universitário. “São os professores contribuindo na assistência. O serviço responde por toda a parte de cultura e identificação de microrganismos, norteando tratamentos com antibióticos e demais medicamentos. Trata-se de setor novo, que trabalha integrado ao Laboratório de Análises Clínicas”, destaca Dr. Fernando Fonseca.