Prevenção do câncer de mama é tema de palestra no Hospital da Mulher

Publicado em: 25/10/2013

O Hospital da Mulher Maria José dos Santos Stein, de Santo André, está integrado à campanha mundial Outubro Rosa e promoveu em 24 de outubro a palestra “Câncer de mama – prevenção, diagnóstico e tratamento”. Sob responsabilidade do setor de mastologia, o evento gratuito ocorreu no auditório da instituição, destinado a colaboradores, usuários dos serviços de saúde e população em geral.

Além disso, o hospital distribuiu fitinhas cor de rosa aos funcionários e usuários, a fim de chamar a atenção para o Outubro Rosa, que visa a proteção da saúde feminina por meio do diagnóstico precoce do câncer de mama e de ações preventivas – principalmente a realização de exames periódicos como a mamografia e ultrassonografia das mamas.

Segundo o mastologista do Hospital da Mulher de Santo André, Dr. Guerino Barbalaco Neto, com essa ação pretendeu-se conscientizar e orientar sobre riscos e prevenção da doença. “A importância deste tipo de atividade é a conscientização sobre prevenção primária e secundária do câncer de mama. Por meio de orientação, hábitos de vida saudáveis e outras atitudes é possível prevenir da doença”, alerta o médico.

Mamografia gratuita
O acesso ao exame de mamografia gratuito pelo SUS é um direito de toda mulher brasileira acima dos 40 anos, assegurado pela Lei Federal 11.664, desde 2009. O Dia Nacional da Mamografia foi criado em 2008 e a data foi escolhida por ser o dia de Santa Ágata, protetora das mamas e padroeira dos mastologistas.

Em homenagem ao Outubro Rosa, a fachada do Hospital da Mulher, no Parque Novo Oratório, recebeu iluminação especial rosa não somente para chamar a atenção, mas como forma de alerta especialmente à ala feminina.