Primeira fase de implantação do HC será concluída em fevereiro

Publicado em: 31/01/2014

Já estão em funcionamento 10 leitos de UTI e 30 de clínica médica

A primeira fase de implantação dos serviços do Hospital de Clínicas Municipal José Alencar será concluída até o final de fevereiro. O anúncio foi feito na tarde de 22 de janeiro, durante visita do prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, à unidade. Também estiveram presentes o vice-prefeito, Frank Aguiar, e o secretário de Saúde, Arthur Chioro.

Desde o dia 21 estão em funcionamento 10 leitos da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e outros 30 de clínica médica. Até o final de fevereiro serão mais 24 leitos de traumato-ortopedia e seis de neurocirurgia, concluindo a implantação da fase inicial. “Quando o hospital começou a funcionar em 17 de dezembro demos início à instalação da primeira fase. Depois de dois meses da conclusão, vamos começar a implantação da segunda fase, que inclui o início do ambulatório de traumato-ortopedia no térreo. Dessa forma poderemos começar a fazer a triagem e as primeiras cirurgias de pequeno, médio e grande porte”, disse o secretário de Saúde, Arthur Chioro, lembrando ainda que será ampliada a oferta de exames complementares.

Internada desde o dia 15 de janeiro na ala de clínica médica do Hospital de Clínicas Municipal, a lavadeira Marli da Silva, 49 anos, não poupou elogios ao atendimento que vem recebendo em decorrência de sua doença pulmonar. “Sinto-me em casa. Os médicos são compreensivos, o ambiente é higiênico e a estrutura maravilhosa”, disse. “Eu entrei aqui fumando e bebendo muito, mas os enfermeiros conversam muito comigo para largar isso. Não quero mais fumar e nem beber. Se eu não tivesse uma filha de oito anos, moraria aqui no hospital”, brincou a paciente.

“Vou receber alta nos próximos dias, mas fui muito bem tratado nesta semana que fiquei internado. Nunca tinha visto um hospital assim”, elogiou o cegonheiro Flávio de Abreu Souza, 33 anos, internado em decorrência de uma celulite cutânea.

HPS Central
Com o funcionamento do Hospital de Clínicas Municipal José Alencar, a Prefeitura de São Bernardo busca recursos para construir o novo Hospital de Urgência, que ficará localizado na Rua Joaquim Nabuco. “O Hospital e Pronto-Socorro Central foi criado cheio de puxadinho e arranjos. Nós temos um Plano Diretor, que prevê, com a inauguração do HC, a transformação do Hospital Municipal Universitário (HMU) em Hospital da Mulher. Também estamos pleiteando recursos junto ao Ministério da Saúde para construir o novo Hospital de Urgência”, disse Chioro.