São Bernardo faz curso para humanizar atendimento na saúde

Publicado em: 28/03/2014

Com objetivo de garantir atendimento humanizado e disseminar os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), profissionais da secretaria de Saúde de São Bernardo – entre recepcionistas e oficiais administrativos – iniciaram em 10 de março curso de qualificação realizado em parceria com a Faculdade de Medicina do ABC e o Centro de Estudos de Saúde Coletiva do ABC (Cesco).

Ao todo 850 trabalhadores participarão da capacitação, que terá carga total de 160 horas. A formação será dividida em dois blocos, sendo que o primeiro envolverá profissionais da Urgência e Emergência (UPAs, SAMU, PID e Pronto-Socorro Central), assim como da Atenção Básica, Atenção Especializada e Vigilâncias. O segundo grupo começará em agosto, com participação de profissionais do Hospital Anchieta, Hospital Municipal Universitário (HMU), Hospital de Clínicas Municipal, Apoio à Gestão do SUS e Departamento de Administração. Haverá turmas nos períodos diurno e noturno.

Algumas atividades serão realizadas no Centro de Formação dos Profissionais de Educação (Cenforpe) e outras diretamente nos ambientes de trabalho.

A qualificação busca estimular o trabalho em equipe e o compromisso em atender as necessidades dos usuários das unidades de saúde. O projeto foi desenvolvido por representantes de cada departamento envolvido, com base em propostas pedagógicas do educador Paulo Freire.

Para a secretária de Saúde Odete Gialdi, o município dá mais um importante passo na área de formação permanente dos trabalhadores da rede pública de Saúde. “Desde 2009, centenas de profissionais da Saúde já participaram de cursos de especialização e de capacitação, mas esta é a primeira vez que os recepcionistas e oficiais administrativos passam por processo de qualificação. Esses são os trabalhadores que fazem o primeiro contato com os usuários e é fundamental que tenham consciência da importância da humanização no atendimento. Como o prefeito costuma repetir com frequência, de nada adianta termos unidades novas ou reformadas e equipamentos modernos se os trabalhadores que atendem os usuários não fizerem um atendimento respeitoso e acolhedor”, destacou.