Serviço de Audiologia já atende em São Caetano

Publicado em: 12/12/2013

O Hospital São Caetano deu início em 11 de novembro ao serviço de Audiologia, destinado ao atendimento e realização de exames em pacientes com problemas auditivos. Até então, o trabalho era terceirizado e realizado fora do município – os pacientes precisavam se deslocar até Santo André para passar pelas avaliações. “Aos poucos estamos conseguindo melhorar o sistema de saúde de São Caetano, com criatividade e muito esforço”, ressalta o prefeito Paulo Pinheiro, que completa: “Saúde e segurança, especialmente, são áreas que precisam de investimentos constantes e estamos atentos a isso”.

“Além de oferecer o benefício aos moradores na cidade, conseguimos mostrar toda a preocupação em reorganizar a área de Saúde da cidade. As salas que receberam os aparelhos, por exemplo, estavam ociosas”, destaca Roberto Rodrigues, diretor clínico do Hospital São Caetano – unidade administrada em parceria com a Fundação do ABC.

O novo espaço ocupa duas salas do HSCS e permite que fonoaudiólogos promovam avaliações nos pacientes e testem a capacidade de ouvir sons, além de localizar e identificar distúrbios auditivos. Também são realizados procedimentos para aferir as condições da orelha média e da tuba auditiva. O local conta ainda com cabine acústica, além de equipamento para emissão de laudos dos exames com rapidez. As profissionais Joyce Andrade Setti e Petel Marcatti Tizzi são as responsáveis por operar a aparelhagem, enquanto Rosivania Almeida de Morais coordena o setor de fonoaudiologia sancaetanense.

Encaminhada por um neurologista da rede, Isabela Felisberto Teixeira, de 9 anos, acompanhada pela mãe, Aline Felisberto Teixeira, 31 anos, foi a primeira a utilizar o serviço. “Facilitou demais. Da outra vez que ela teve que fazer o exame, precisamos ir até Santo André”, lembrou Aline.