Teste do Pezinho será ampliado

Publicado em: 25/10/2013

Fundamental na detecção precoce de doenças congênitas, permitindo o tratamento de início e evitando sequelas, a Triagem Neonatal ou Teste do Pezinho detectará duas novas doenças a partir de novembro em todo Estado de São Paulo. A informação foi passada pela enfermeira Gabriella Ribeiro Almeida, do Laboratório da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de São Paulo, durante capacitação técnica para médicos e profissionais de saúde realizada dias 16 e 17 de setembro no anfiteatro do Hospital Municipal Irmã Dulce.

Hoje o Teste do Pezinho oferecido pelo SUS identifica quatro doenças: hipotireoidismo congênito, anemia falciforme, fibrose cística e fenilcetonúria. Com o avanço serão realizados novos exames que permitem o diagnóstico de outras duas doenças “extremamente graves”, como acentuou a enfermeira: a deficiência de biotinidase e hiperplasia adrenal congênita.

A realização do Teste do Pezinho é muito rápida. Leva menos que cinco minutos e consiste no preenchimento de três círculos de um papel especial com amostras de sangue do calcanhar do bebê para análise laboratorial. Apesar da aparente simplicidade, o exame requer cuidados na coleta, conservação e envio para que o resultado não seja alterado. Por essas razões são constantes os treinamentos promovidos pelo hospital e ministrados pela APAE-SP. O preenchimento da ficha também deve ser exato em todos os campos e de forma legível.